Publicado em

Madeiras Brasileiras para Construção Civil

980 Catalogo_de_Madeiras_Brasileiras_para_a_Construcao_Civil.PDF

O Catálogo de Madeiras Brasileiras para a Construção Civil é um dos produtos do projeto “Desenvolvimento de catálogo de madeiras de uso comercial e estudos básicos para introdução de novas espécies no mercado”, elaborado pelo Centro de Tecnologia de Recursos Florestais – CT- -Floresta/IPT por solicitação do WWF-Brasil. O trabalho foi realizado por uma equipe técnica multidisciplinar composta por Marcio Augusto Rabelo Nahuz (coordenador), Maria José de A.C. Miranda, Paula Kaori Yamamura Ielo, Raphael Jaquier Bossler Pigozzo e Takashi Yojo.

As espécies selecionadas preenchem, além da condição de disponibilidade de estoque florestal, outros requisitos, tais como:

– ampla distribuição e ocorrência em distintas regiões de florestas tropicais;

– potencial de uso nas várias áreas e modalidades da construção civil;

– potencial de substituição das madeiras tradicionalmente usadas no setor;

– disponibilidade de informações tecnológicas de origem confiável;

– algum nível de conhecimento no mercado local, regional ou nacional;

– isenção de obstáculos legais à sua comercialização e utilização.

Com este catálogo, lança-se o desafio de difundir este conhecimento aos usuários de madeira. Pretende-se atingir um amplo público interessado não apenas no uso de uma matéria prima renovável, bonita, que apresenta diferentes cores, texturas, densidades e outras propriedades, mas também um consumidor que sabe que a melhor forma de proteção das florestas é o conhecimento dos seus produtos e a sua correta aplicação.

Fazer o download do Catálogo